Prisão de João Neto: o que se sabe e o que falta saber sobre caso do advogado que agrediu mulher em AL
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Advogado, ex-PM e influenciador foi preso em flagrante em Maceió. Defesa divulgou vídeo e diz que ela não foi agredida, mas empurrada. João Neto é advogado criminalista e ex-policial militar
Redes sociais
João Neto, advogado criminalista e ex- militar, foi preso em flagrante por agredir a namorada em Maceió, na última segunda-feira (14). O caso ganhou destaque devido à sua presença nas redes sociais e às declarações polêmicas que fez antes da prisão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Confira abaixo o que já se sabe sobre o caso e o que ainda precisa ser esclarecido:
Quem é João Neto?
Por que João Neto foi preso?
O que aconteceu no dia da prisão?
O que a vítima disse sobre as agressões?
O que João Neto disse em sua defesa?
Quais foram as declarações polêmicas de João Neto antes da prisão?
Qual é a situação atual de João Neto?
O que os vídeos sobre o caso mostram?
As pessoas que limparam o sangue da vítima no chão tentaram obstruir a cena do crime?
O conteúdo completo das imagens das câmeras internas do apartamento foi divulgado?
O que se sabe sobre o caso
1. Quem é João Neto?
João Francisco de Assis Neto é um advogado criminalista de 47 anos, ex-policial militar da Bahia, e influenciador digital com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais. Ele é conhecido por suas análises jurídicas e participação em podcasts.
Volte ao início.
2. Por que João Neto foi preso?
João Neto foi preso em flagrante na manhã de segunda-feira (14) por agredir sua companheira. A prisão foi convertida em preventiva no dia seguinte. Ele deve responder por violência doméstica e lesão corporal.
Volte ao início.
3. O que aconteceu no dia da prisão?
Segundo o boletim de ocorrência, João Neto agrediu sua companheira, que sofreu um corte no queixo e precisou de atendimento médico. A polícia foi acionada por moradores e encontrou João Neto pilotando uma moto sem placa e na contramão.
Volte ao início.
4. O que a vítima disse sobre as agressões?
A vítima, de 25 anos, confirmou que foi agredida e que essa não foi a primeira vez. Ela relatou ter sido enforcada, chutada e empurrada em outras ocasiões, necessitando de atendimento médico.
Volte ao início.
5. O que João Neto disse em sua defesa?
A defesa de João Neto diz que não houve agressão e que a câmera interna do apartamento comprovaria que a vítima foi empurrada e não agredida.
Volte ao início.
6. Quais foram as declarações polêmicas de João Neto antes da prisão?
Em entrevistas e nas redes sociais, João Neto defendeu que um homem tem o direito de bater em uma mulher se ela o agredir. Ele comparou a situação com ações descritas na Bíblia e afirmou que não tem a capacidade de perdoar como Jesus Cristo.
Volte ao início.
7. Qual é a situação atual de João Neto?
João Neto está preso preventivamente e aguarda os procedimentos legais. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que o processo disciplinar contra ele tramita em sigilo, mas publicou uma nota em que repudia qualquer tipo de agressão, inclusive contra mulheres.
Volte ao início.
8. O que os vídeos sobre o caso mostram?
No primeiro vídeo, divulgado logo após a prisão do advogado, a mulher aparece na porta do apartamento e é possível ver muito sangue no chão do corredor. O advogado empurra um pano no local do ferimento no queixo dela e a vítima desaba no chão.
No segundo vídeo, divulgado pela defesa de João Neto nesta quarta-feira (16), o advogado tenta tirar a mulher do apartamento deles, ela se agarra nas paredes na tentativa de não ser colocada para fora de casa. Os empurrões continuam e a vítima é jogada no chão. Nesse momento, um funcionário passa pelo corredor, mas não interfere.
Volte ao início.
9. As pessoas que limparam o sangue da vítima no chão tentaram obstruir a cena do crime?
As imagens de segurança mostram que, após a agressão, dois funcionários de João Neto apareceram para limpar o sangue no corredor do prédio. Não está claro se houve tentativa de obstrução da cena do crime.
Volte ao início.
10. O conteúdo completo das imagens das câmeras internas do apartamento foi divulgado?
Não. O conteúdo completo, que pode ajudar a esclarecer o contexto e a dinâmica do caso, ainda não foi divulgado.
Advogado é preso em flagrante por agredir companheira em Maceió
Volte ao início.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL